Cedil Ocupacional - Medicina e Segurança no trabalho

Entenda o porque todas empresas precisam, inclusive a sua.

Qual a importância destes programas para a minha empresa?

Qualquer empresa que queira realmente melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores deve estar disposta a ouvir sua equipe, e principalmente possibilitar que o indivíduo exponha suas posições, fortalecendo assim uma relação de trabalho confiável e saudável.

Após abrir este canal de comunicação, a empresa deverá levantar criteriosamente os problemas que acometem a equipe como um todo, visualizando sua existência e verificando suas incidências. Uma vez realizado este reconhecimento da saúde geral dos trabalhadores, devem-se levantar os problemas mais comuns e fazer um estudo individualizado para descobrir de que forma estes estão ou não relacionados às rotinas de trabalho de cada um. Nesta fase, é importante contar com o auxílio de profissionais preparados para esta compreensão. Uma vez que este levantamento e análise são realizados, deve-se tentar agir para eliminar os fatores de risco e, caso isto não seja possível, deve-se proteger os colaboradores dos riscos, muitas vezes adotando uso de EPI’s mais adequados, orientações de forma de trabalho e fomentando este indivíduo de recursos de proteção direcionada, e por último, após todas estas ações deve-se investir num mecanismo de defesa e preparo para a função, adaptando todo o posto e o indivíduo.

Portanto, a maneira mais eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz com uma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando todo o risco existente. Além de todos estes benefícios, o empresário se protege juridicamente de multas e problemas com o Ministério do Trabalho.